Você Tem Dores de Cabeça? – Saiba Como Tratar

AVC em Mulheres
AVC em Mulheres: Fique Atenta aos Fatores de Risco
16 de março de 2018
Doenças Cerebrovasculares
Você Sabe o que São Doenças Neurovasculares?
6 de abril de 2018
Os diferentes tipos de dor de cabeça estão entre os problemas de saúde mais comuns do mundo. Todas as pessoas, ao menos uma vez na vida, já tiveram este sintoma. Você tem dores de cabeça? Veja neste vídeo mais informações sobre o problema.

Você Tem Dores de Cabeça?

Além da tensão, muitos são os fatores que podem estar associados a esses tipos de dor de cabeça rotineiras, tais como: ingestão de bebidas alcoólicas e alimentos, cansaço, fome e postura. Entretanto, existem situações que merecem atenção redobrada, podendo ser até sinal de um AVC.
Quando a dor de cabeça aparece constantemente e não há melhora, é essencial consultar um médico para que um diagnóstico seja realizado. Assista ao vídeo e saiba mais sobre as dores de cabeça e suas formas de tratamento.

Como ocorre a dor de cabeça

A dor de cabeça, na maior parte dos casos, é causada pela liberação de substâncias inflamatórias que sinalizam a dor em pontos gatilho do crânio, da face e do pescoço. Nestes locais, estas substâncias sinalizadoras estimulam terminações nervosas específicas para dor, que levam o estímulo doloroso para o cérebro, alertando que existe a algum problema naquele local e a necessidade de tomar alguma ação. É assim que surge a sensação dolorosa.

Existem diversos tipos de dor de cabeça. E cada tipo pode ser causado por um fator diferente. Algumas pessoas são mais propensas à dor por características genéticas. Outras pessoas podem ter a dor de cabeça causada por problemas como desidratação, sinusite, ressaca, gripe, problemas nos dentes, consumo excessivo de medicamentos e até tumores. A dor de cabeça súbita e intensa também pode ser um sinal de problemas graves, como aneurisma cerebral ou AVC.

Isto porque o uso abusivo destes medicamentos pode piorar o quadro de dor, e também porque pode existir algum problema neurológico que está desencadeando os episódios dolorosos.

Você Tem Dores de Cabeça? – Saiba Como Tratar
4.8 (95%) 4 votos
Dr Daniel Azevedo

Dr Daniel Azevedo

Neurologista membro titular da Academia Brasileira de Neurologia e pós-graduando do Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina Universidade de São Paulo, no Laboratório de Neurossonologia do Hospital das Clínicas. Possui título de especialista em neurossonologia concedido pela World Federation of Neurology e pela Academia Brasileira de Neurologia. Atua principalmente nos seguintes temas: doenças cerebrovasculares, hemodinâmica encefálica e neurointensivismo
Dr Daniel Azevedo