distraido
Sintomas do TDAH em Adultos
11 de maio de 2017
Comorbidades entre Distúrbios Psiquiátricos e TDAH
Comorbidades entre Distúrbios Psiquiátricos e TDAH
14 de junho de 2017
Mostrar Todos

Tratamento do TDAH

doctor with male patient

O tratamento de pessoas com TDAH é multidisciplinar, incluindo profissionais da área médica e de saúde mental. As principais abordagens terapêuticas utilizadas são a medicação, acompanhamento multidisciplinar composto por médico, psicólogo, terapeuta ocupacional e também a prática de atividade física.

Tratamento medicamentoso do TDAH

Os medicamentos psicoestimulantes são a primeira escolha farmacológica até o momento, pois melhoram o funcionamento das áreas cerebrais responsáveis pelos sintomas do transtorno. Dentre as intervenções psicoterápicas, a que apresentou maior evidência científica de eficácia é a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC).

Abordagens comportamentais do tratamento

Diversas pesquisas têm apontado que o exercício pode ajudar os pacientes com o transtorno a melhorar a concentração e a função cognitiva. É importante que esta atividade nunca seja no final do dia. O ideal é sempre antes de uma aula/tarefa/atividade considerada mais complexa, para aproveitar os efeitos agudos daquele exercício.

Muitos adultos com TDAH desenvolvem algumas estratégias para lidar com seus déficits. E como os adultos possuem mais autonomia do que as crianças, conseguem escolher atividades de sua preferência, em que parece “mais fácil” focar a atenção.

O papel da escola no tratamento da criança com TDAH

A escolha da escola é um fator fundamental para o crescimento pessoal da criança com TDAH. É importante que o trabalho em sala de aula seja uma extensão do trabalho feito em casa pelos pais.

Uma instituição que valoriza muito os conteúdos formais e seja extremamente rígida com a disciplina pode não ser flexível com a demanda de atividades que crianças com o transtorno precisam. É necessário respeitar o tempo de aprendizado de cada um e ajudar essa criança a compreender e seguir regras.

A escola também é o ambiente ideal para que o excesso de energia, comum em crianças com TDAH, seja gasta de maneira orientada e direcionada. Atividades específicas ou um esporte podem colaborar para canalizar todo o esforço para coisas úteis.

Como o paciente pode colaborar com o sucesso do tratamento

As consequências que o TDAH causam na vida do paciente podem fazê-lo se fechar e esconder o transtorno, o que pode atrasar ainda mais a melhora dos sintomas.

A medicação utilizada atualmente é muito eficaz, mas não é a única responsável pelo resultado do tratamento. Além disso, ela deve ser prescrita e acompanhada por um médico especialista no transtorno, após um diagnóstico claro.
Escolher um hobby, mudar a rotina e desenvolver disciplina para organizar suas atividades diárias são essenciais no tratamento do TDAH. E isso é possível com o apoio da terapia cognitiva comportamental.

Para termos sucesso no tratamento do TDAH, é importante que o paciente não esconda o transtorno dos amigos, familiares e colegas de trabalho. O apoio das pessoas próximas colabora bastante com a melhora dos sintomas.
Escolher um hobby, mudar a rotina e desenvolver disciplina para organizar suas atividades diárias também são essenciais no tratamento do TDAH. Para isto, você pode contar com o apoio da terapia cognitiva comportamental.

Tratamento do TDAH
5 (100%) 16 votos
Dr Daniel Azevedo

Dr Daniel Azevedo

Neurologista membro titular da Academia Brasileira de Neurologia e pós-graduando do Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina Universidade de São Paulo, no Laboratório de Neurossonologia do Hospital das Clínicas. Possui título de especialista em neurossonologia concedido pela World Federation of Neurology e pela Academia Brasileira de Neurologia. Atua principalmente nos seguintes temas: doenças cerebrovasculares, hemodinâmica encefálica e neurointensivismo
Dr Daniel Azevedo

Últimos posts por Dr Daniel Azevedo (exibir todos)