TDAH em Adultos – Isto é Possível?

criança hiperativa
Aspectos comportamentais do TDAH
4 de abril de 2017
distraido
Sintomas do TDAH em Adultos
11 de maio de 2017
Mostrar Todos

TDAH em Adultos – Isto é Possível?

tdah em adultos

Ao contrário do que muita gente acredita, o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, ou TDAH em adultos, ainda é pouco conhecido. Por este motivo, ele é subdiagnosticado e alvo de controvérsias.

No princípio, o TDAH era atribuído a uma disfunção da infância. Por este motivo, as pesquisas científicas se concentravam, principalmente, em estudar esta população.

Felizmente, nos últimos anos uma grande quantidade de estudos sobre TDAH estão sendo focados na população adulta.

Sabemos que as crianças com TDAH podem seguir com os sintomas na vida adulta. No entanto, estudos recentes afirmam que o transtorno em adultos nem sempre é remanescente da infância. Ou seja, o adulto também pode vir a desenvolver este transtorno.

Além disso, o quadro de Desatenção, Impulsividade e Hiperatividade se apresenta de forma diferente nos adultos, sendo a desatenção predominante em relação à hiperatividade.

Como o adulto lida com o TDAH

Muitos adultos com TDAH passam a desenvolver estratégias para lidar com seus déficits. Como os adultos possuem mais autonomia do que as crianças, podem optar por atividades de sua preferência, em que parece “mais fácil” focar a atenção.

É importante considerar que a desatenção, no adulto e também na criança, é um sintoma, e não a causa do transtorno. O centro do problema é o comprometimento das funções executivas. E isto afeta a atenção, a capacidade de planejamento e a execução de tarefas.

No adulto, este distúrbio neurobiológico aparece como uma dificuldade de cumprir prazos e o esquecimento de tarefas. É comum que este paciente se sinta limitado, não conseguindo desenvolver todo o seu potencial. Isto costuma desencadear baixa autoestima e sentimentos de insegurança, impotência, incompetência e fracasso precoce.

Da mesma forma, outras condições como depressão, ansiedade, problemas com álcool e drogas e transtornos de conduta podem ocorrer em grande parte dos adultos com TDAH. Este comprometimento na execução e realização de tarefas torna a vida do adulto com TDAH repleta de constantes insucessos.

Mas a avaliação e o acompanhamento do médico neurologista podem ajudar o adulto com TDAH a ter uma vida de sucesso, pessoal e profissionalmente.

TDAH em Adultos – Isto é Possível?
5 (99%) 20 votos
Dr Daniel Azevedo

Dr Daniel Azevedo

Neurologista membro titular da Academia Brasileira de Neurologia e pós-graduando do Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina Universidade de São Paulo, no Laboratório de Neurossonologia do Hospital das Clínicas. Possui título de especialista em neurossonologia concedido pela World Federation of Neurology e pela Academia Brasileira de Neurologia. Atua principalmente nos seguintes temas: doenças cerebrovasculares, hemodinâmica encefálica e neurointensivismo
Dr Daniel Azevedo

Últimos posts por Dr Daniel Azevedo (exibir todos)