Compreenda a Relação entre TDAH e Ansiedade

convulsao-idosos
Convulsão em Idosos e sua Relação com o AVC
24 de agosto de 2018
demencia-vascular-idosos
Conheça a Demência Vascular em Idosos
7 de setembro de 2018

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) consiste em um distúrbio neurobiológico, de origem genética, que prejudica a capacidade de planejamento, concentração, memória, entre outras funções do paciente.

As pessoas diagnosticadas com TDAH podem apresentar outro transtorno do foro mental coexistente, incluindo a ansiedade. O transtorno de ansiedade é uma condição muito comum entre as pessoas com TDAH: ela acomete cerca de 50% dos pacientes adultos e 30% das crianças.

Continue conosco neste artigo e compreenda a relação entre TDAH e ansiedade.

Relação entre TDAH e Ansiedade

Os sintomas da ansiedade são frequentemente ”mascarados” pelos sintomas do TDAH. Por isso, se você convive com o TDAH, pode ser difícil reconhecer os sintomas e obter o diagnóstico da ansiedade.

Ambas condições têm muito em comum. Tanto a ansiedade quanto o TDAH prejudicam a capacidade de concentração do indivíduo, gerando episódios de distração, hiperatividade, esquecimentos, agitação mental e física intensa. Embora seus sintomas sejam semelhantes, as causas são bastante distintas.

Quando uma criança apresenta hiperatividade, logo este sintoma é associado ao TDAH. No entanto, é importante ressaltar que nem toda hiperatividade tem relação com o TDAH, devendo sempre levar em conta os demais transtornos da saúde mental. Pode ser, por exemplo, um quadro de ansiedade que vem originando este sintoma.

Se você tem apresentado um ou mais dos sintomas citados, consulte um especialista em TDAH e obtenha um diagnóstico preciso. Depois de confirmar do que se trata, você poderá dar início ao tratamento adequado.

Conheça o Transtorno de Ansiedade

Todas as pessoas já sentiram-se ansiosas ao menos uma vez na vida. No entanto, enfrentar um transtorno de ansiedade é mais do que se sentir ansioso ocasionalmente: trata-se de um distúrbio mental grave e duradouro.

A ansiedade caracteriza-se por um estado de medo – muitas vezes injustificado, sem razão aparente – e de preocupações constantes, no qual o paciente sente-se constantemente apreensivo por coisas que poderão ocorrer futuramente, geralmente desproporcionais e sem relação com o presente vivenciado.

Embora seja frequentemente negligenciada, a ansiedade configura um dos maiores problemas de saúde pública no mundo, juntamente à depressão e ao estresse crônico. Vale ressaltar: medo e preocupação são sentimentos comuns a qualquer ser humano, mas, quando em excesso, estes sintomas requerem avaliação e tratamento especializados.

Sintomas de Ansiedade

Os sintomas mais comuns de ansiedade incluem:

  • Problemas de memória ou esquecimentos frequentes
  • Sentimento de inquietação;
  • Dificuldade para relaxar;
  • Dificuldade em manter a concentração durante longos períodos de tempo;
  • Sentimento de preocupação ou nervosismo constante;
  • Medo sem razão aparente;
  • Presença de pensamentos negativos crônicos;
  • Superdimensionamento dos problemas e dificuldades;
  • Baixa autoestima;
  • Perfeccionismo;
  • Sensação de incapacidade;
  • Irritabilidade;
  • Problemas para dormir ou sono insatisfatório;
  • Fadiga e sensação de esgotamento físico;
  • Tensão muscular.

Os sintomas passam a ser considerados um transtorno de ansiedade quando tornam-se muito intensos e duradouros, comprometendo o bem-estar do paciente e seu desempenho no trabalho, nos estudos, nos relacionamentos e no dia a dia em geral.

Embora o TDAH e a ansiedade manifestem-se através de sintomas únicos, estes são muito semelhantes e facilmente confundidos. Por isso, um diagnóstico diferencial através da observação comportamental é necessário, a fim de identificar a origem dos sintomas.

TDAH e Ansiedade – Diferenciando os Sintomas

Os sintomas de TDAH  e ansiedade são discretamente diferentes uns dos outros. Enquanto os sintomas de ansiedade caracterizam-se sobretudo pelo nervosismo e medo, os sintomas de TDAH envolvem problemas relacionados principalmente à concentração e foco.

O paciente com ansiedade enfrenta dificuldades em se concentrar em situações que o deixam ansioso. Já o paciente com TDAH tem dificuldade para se concentrar em todo e qualquer tipo de situação, durante a maior parte do tempo. A partir da observação minuciosa destes pequenos detalhes, é possível diferenciar os sintomas do TDAH e da ansiedade.

Se você apresenta um ou mais dos sintomas citados, consulte um neurologista e obtenha o diagnóstico. Pode ser um caso de TDAH, que esteja “mascarando” os sintomas de ansiedade, ou vice-versa. Pode ser também um caso de comorbidade, ou seja, você pode estar enfrentando ambas condições simultaneamente.

Converse  com seu médico de confiança e obtenha as recomendações necessárias para dar início ao tratamento adequado.

Compreenda a Relação entre TDAH e Ansiedade
Vote
Dr Daniel Azevedo

Dr Daniel Azevedo

Neurologista membro titular da Academia Brasileira de Neurologia e pós-graduando do Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina Universidade de São Paulo, no Laboratório de Neurossonologia do Hospital das Clínicas. Possui título de especialista em neurossonologia concedido pela World Federation of Neurology e pela Academia Brasileira de Neurologia. Atua principalmente nos seguintes temas: doenças cerebrovasculares, hemodinâmica encefálica e neurointensivismo
Dr Daniel Azevedo

Últimos posts por Dr Daniel Azevedo (exibir todos)