Epilepsia é uma alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro, em que, durante alguns segundos ou minutos, esta região cerebral emite sinais incorretos, que podem ficar restritos a esse local ou espalhar-se.
Tabela de Conteúdos
Algumas pessoas podem ter sintomas mais ou menos evidentes de epilepsia, não significando que o problema tenha menos importância se a crise for menos aparente.
Assista a este vídeo e saiba quando consideramos que um paciente apresenta epilepsia e mais informações sobre a doença.
O mês de março foi dedicado à conscientização sobre a epilepsia e as inúmeras dificuldades que estes pacientes enfrentam, principalmente pela falta de informação sobre a doença. O Dia Internacional da Epilepsia, também conhecido como Purple Day, é celebrado anualmente no dia 26 de março e busca consolidar mudanças, derrubar as barreiras de preconceito social e disseminar informações sobre esta antiga condição neurológica.
O tratamento da epilepsia geralmente é medicamentoso. Entretanto, não basta ingerir os medicamentos somente na ocasião das crises ou sem acompanhamento médico regular. O acompanhamento do paciente com o neurologista é fundamental na eficácia do tratamento e no controle do distúrbio neurológico.
O acompanhamento neurológico periódico permite que a dosagem dos medicamentos seja ajustada de acordo com as necessidades individuais e com a evolução do tratamento, e ainda que os fatores desencadeantes do aumento das crises epilépticas sejam identificados e tratados de maneira adequada, proporcionando ao paciente uma boa qualidade de vida.