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Receber o diagnóstico de TDAH apenas na fase adulta pode esclarecer diversos comportamentos que a pessoa teve na infância. No entanto, sintomas como falta de atenção, hiperatividade e dificuldade para lidar com os papéis que se apresentam conforme o avanço da idade já estão bastante enraizados no cotidiano do paciente. Estabelecer uma rotina para TDAH vem ajudando muitos adultos em seu tratamento, facilitando a gestão e o convívio com este transtorno.

Confira neste artigo mais informações sobre como organizar melhor a sua vida, mantendo a concentração, a atenção e a hiperatividade sob controle.

Rotina para TDAH em Adultos – Dicas de Organização para Melhorar sua Vida

Por mais complexo que seja lidar com os sintomas de TDAH na vida adulta, algumas estratégias podem ser utilizadas no trabalho e também na vida pessoal para sair do círculo vicioso causado por impulsividade, distração e desorganização.

Rotina para TDAH – Conhecendo os Sintomas em Adultos

Os sintomas do TDAH em adultos são um tanto diferenciados, em relação aos encontrados nas crianças. Isto se deve às adaptações do transtorno ao cotidiano da vida adulta, em que existem mais responsabilidades e tarefas. Veja a seguir alguns sintomas encontrados com maior frequência e intensidade nos adultos:

  • Tédio e dificuldade para seguir rotinas;
  • Falta de foco e atenção;
  • Procrastinação, dificuldade de planejamento e execução;
  • Frequente alteração de humor;
  • Esquecimentos, perdas e descuidos para datas;
  • Dificuldades para expressar ideias;
  • Dificuldade para escutar e esperar sua vez de falar;
  • Repetição frequente de erros.

As Consequências do TDAH na Vida Adulta

A vida do adulto com TDAH pode ser um verdadeiro desafio, devido à sobrecarga que a distração e a falta de atenção impõem a esta pessoa. Veja abaixo algumas interferências frequentes do transtorno na vida pessoal e profissional:

  • Instabilidade profissional;
  • Rendimento abaixo da capacidade intelectual;
  • Relacionamentos instáveis e separações conjugais;
  • Maior índice de acidentes no trânsito;
  • Maior índice de desistência acadêmica;
  • Dificuldades de comunicação.

Rotina para TDAH – Como Organizar a Vida do Adulto com TDAH

Para começar, é preciso entender que devemos inicialmente interromper o círculo vicioso causados pelos sintomas, por meio da adoção de novos hábitos, que vão ajudar o paciente a estabelecer outras mudanças em sua vida:

  • Pratique exercícios físicos regularmente. Isto vai aliviar o estresse, melhorar o humor e acalmar a mente, reduzindo o excesso de energia presente no TDAH;
  • Dormir bem e na quantidade necessária para seu organismo é fundamental para manter o foco durante o dia. Assim, evite cafeína antes de dormir e adote hábitos que facilitem o descanso nesse momento;
  • Alimentar-se corretamente ajuda a aliviar os sintomas do TDAH. Procure ingerir pequenas porções durante o dia, reduza a ingestão de açúcar e carboidratos, dando preferência às proteínas.

Administrando seu Espaço

  • Jogue fora ou guarde adequadamente as coisas que você não usa todos os dias, para reduzir o acúmulo de informações visuais que distribui sua atenção;
  • Distribua suas coisas em áreas. Por exemplo: boletos em um lugar, fones e cabos em outro. Isto condiciona ações automáticas, no sentido de lembrar o lugar de cada coisa;
  • Separe alguns momentos do seu dia para organizar as suas coisas. Responda os e-mails e guarde ou jogue fora o que está espalhado.

Administrando suas Atividades

  • Agendas e aplicativos de organização ajudam a lembrar de horários, compromissos e tarefas. Escolha apenas aqueles que realmente são úteis nestes processos, evitando também o acúmulo de sistemas organizadores;
  • Estabeleça as tarefas que não podem ser procrastinadas, assim como o melhor horários para executá-las, e acostume-se a cumprir este horário;
  • Anote os horários dos compromissos com um tempo de antecedência e use alarmes para se lembrar da hora certa;
  • Execute suas tarefas uma de cada vez. Os grandes projetos devem ser divididos em pequenas partes, para que seja possível terminar uma de cada vez.

Administrando sua Mente

  • Isole-se em lugares calmos e silenciosos nos momentos em que precisar de concentração;
  • Anote os pensamentos e ideias que surgirem no momento em que você precisa de foco;
  • Faça uma pausa quando estiver difícil manter a concentração. Neste momento, exercite-se ou pratique meditação, para acalmar sua mente;
  • Se estiver totalmente absorvido em uma tarefa, não interrompa. Essa situação chama-se hiperfoco e pode ter resultados muito positivos na sua produtividade;
  • Não deixe as tarefas se acumularem devido à procrastinação. Mas não queira fazer tudo ao mesmo tempo, pois isso causa grande confusão mental.

Quando falamos em criar uma rotina para TDAH, no sentido de gerenciar seus sintomas, é importante lembrar que, apesar de todas as dificuldades, você possui características e talentos que são o seu diferencial positivo e devem ser valorizados.

Se você precisa de ajuda profissional para aproveitar bem estas dicas, marque uma consulta e deixe-nos participar do processo de potencializar ainda mais as suas qualidades.

Rotina para TDAH em Adultos
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Dr Daniel Azevedo

Dr Daniel Azevedo

Neurologista membro titular da Academia Brasileira de Neurologia e pós-graduando do Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina Universidade de São Paulo, no Laboratório de Neurossonologia do Hospital das Clínicas. Possui título de especialista em neurossonologia concedido pela World Federation of Neurology e pela Academia Brasileira de Neurologia. Atua principalmente nos seguintes temas: doenças cerebrovasculares, hemodinâmica encefálica e neurointensivismo
Dr Daniel Azevedo