Diferentes Tipos de TDAH: Aprenda a Identificar

Síndrome do Pensamento Acelerado e TDAH
Síndrome do Pensamento Acelerado e TDAH – Diagnóstico Diferencial
29 de novembro de 2019
TDAH e Insônia
Compreenda a Relação entre TDAH e Insônia
10 de janeiro de 2020
Mostrar Todos

Diferentes Tipos de TDAH: Aprenda a Identificar

Diferentes Tipos de TDAH

Tipos de TDAH. O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é caracterizado como um transtorno mental que pode ser diagnosticado tanto em crianças quanto em adultos. Os sintomas podem variar com hiperatividade e incapacidade de controlar os impulsos ou problemas para prestar atenção.

Existem três tipos de TDAH: predominante hiperativo-impulsivo, predominante desatento e o combinado. Cada tipo possui sintomas mais relacionados ao seu nome (predominante hiperativo-impulsivo terá mais sintomas relacionados a esse padrão de comportamento) a apresentação é diferenciada por um conjunto distinto de sintomas comportamentais que usamos para diagnosticar a condição. Aprenda esses critérios e como são esses sintomas na vida real. Continue lendo para saber mais.

Os Tipos de TDAH

TDAH – Tipo desatento

O primeiro tipo de TDAH é desatento. As pessoas com esse tipo têm muita dificuldade em prestar atenção. É assim que você pode diferenciar dos outros dois tipos do distúrbio. As pessoas são naturalmente sonhadoras. Mas se houver constantemente problemas para se concentrar, é possível que seja o tipo desatento de TDAH.

Sintomas:

  • Sonhar acordado e ficar facilmente distraído;
  • Perder detalhes importantes ou cometer erros descuidados e anormais nos trabalhos de casa e nos testes;
  • Ficar entediado rapidamente e ter dificuldade em manter o foco;
  • Ter problemas para se organizar;
  • Não parece ouvir quando estão falando com ele;
  • Evita tarefas que exigem muito foco;
  • Muitas vezes perde o controle das coisas;
  • Tem problemas para seguir as instruções e geralmente muda de tarefa em tarefa sem concluir nada;

TDAH Tipo Hiperativo-Impulsivo

O TDAH Hiperativo-impulsivo faz com que as pessoas se sintam em constante movimento. Seus corpos e bocas estão sempre se movimentando, como se fossem movidos por um motor. A Síndrome do Pensamento Acelerado pode coexistir neste tipo de TDAH.

Sintomas:

Não existem testes específicos que filtrem o tipo de TDAH que a pessoa tem. Primeiro passo do diagnóstico é tentar descartar outras coisas que podem causar essa hiperatividade, como estresse ou problemas emocionais. O comportamento pode ser simplesmente apropriado para a idade dele. Às vezes, problemas de visão ou dificuldades de aprendizagem podem dificultar para a pessoa controlar-se.

Além disso, buscamos identificar os sintomas de hiperatividade e impulsividade:

  • Mexer ou se contorcer;
  • Conversar sem parar
  • Problemas para ficar parado e executar tarefas tranquilas, como ler;
  • Correr de um lugar para outro; agindo como se estivesse sendo conduzido por um motor;
  • Levantar constantemente, pulando ou subindo em móveis e outros lugares inadequados, principalmente em salas de aula.
  • Não ter paciência;
  • Interromper conversas ou falar fora de hora;
  • Dificuldade em aguardar na fila;

Muitas crianças que gostam de correr e pular podem ter muita energia. Mas isso não significa que eles são hiperativos. Para contar como TDAH, os sintomas devem estar no lado extremo e causar problemas na vida da criança. Além disso, eles devem ter ocorrido por pelo menos 6 meses.

TDAH Tipo Combinado

O TDAH combinado é quando a pessoa apresenta sintomas tanto de desentação como hiperativos-impulsivos. O tipo combinado de TDAH é o tipo mais comum de distúrbio. Pessoas com esse tipo de TDAH têm desatenção, hiperatividade e impulsividade.

O TDAH tende a aparecer predominantemente desatento ou predominantemente hiperativo-impulsivo. Quando alguém tem seis ou mais sintomas de cada tipo, eles combinam o tipo de TDAH. Os Principais Sintomas foram citados nos tópicos acima.

Diagnóstico do TDAH

Em geral, o diagnóstico do TDAH, funciona inicialmente por uma listagem de descarte de outras possíveis alternativas para o comportamento que a pessoa esteja tendo, no caso, cada tipo de TDAH tem seu comportamento predominante, apesar de alguém com um tipo poder apresentar sintomas adicionais de outro, a diferença é que o predominante dará o nome a sua ramificação.

Depois de descartar outras possibilidade e notar que na verdade a patologia que ocorre é de fato o TDAH, os sintomas são observados para poder encaixar o paciente em um dos três grupos.

Tratamento Diferenciado para cada um dos Tipos de TDAH

O tratamento costuma variar em cada tipo, já que os sintomas predominantes terão terapias mais intensivas, mas as abordagens de tratamento de TDAH geralmente variam entre medicamentos, terapias complementares, como educacional e de comportamento e até mesmo alterações na dieta ou práticas de higiene do sono, já que TDAH e sono possuem uma mútua influência. Lembre-se sempre de consultar-se com seu médico neurologista de confiança a fim de solucionar todas as dúvidas.

Referência: ADDitude

Dr Daniel Azevedo

Dr Daniel Azevedo em Neurologista SP
Neurologista membro titular da Academia Brasileira de Neurologia e pós-graduando do Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina Universidade de São Paulo, no Laboratório de Neurossonologia do Hospital das Clínicas. Possui título de especialista em neurossonologia concedido pela World Federation of Neurology e pela Academia Brasileira de Neurologia. Atua principalmente nos seguintes temas: doenças cerebrovasculares, hemodinâmica encefálica e neurointensivismo
Dr Daniel Azevedo
Compartilhe: