O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é o mais comum transtorno psiquiátrico entre a população infantil: atinge cerca de 6% das crianças, em sua fase de desenvolvimento. Neste contexto, saber como lidar com o TDAH é papel fundamental dos pais no dia a dia da criança que sofre com o transtorno.
Crianças com TDAH não necessariamente apresentam hiperatividade, mas pode-se dizer que todas apresentam desatenção, dificuldade em manter o foco em atividades prolongadas, dificuldade em cumprir prazos e concluir tarefas e desorganização.
Tabela de Conteúdos
O tratamento de crianças com TDAH não se baseia apenas no medicamentoso: aliar terapias e alguns comportamentos diários dos pais, além de melhorar o convívio, promovem o desenvolvimento e o bem-estar da criança hiperativa.
Quem convive com uma criança que tenha TDAH deve saber que o tratamento é diário, afinal, elas requerem atenção redobrada em relação a outras crianças; isso vale para o ambiente familiar e pedagógico. Confira as dicas a seguir e saiba como lidar com o TDAH.
Sabe-se que uma das principais características da criança com TDAH é a dificuldade em seguir regras. Devido a isso, a primeira recomendação aos pais é o estabelecimento de regras de modo simples, específico e paciente.
Uma maneira de frisar as regras estabelecidas é pedir para a criança repeti-las: é uma das estratégias que, aos poucos, fazem com que a criança se lembre dos seus afazeres e compromissos sozinha, apesar da dificuldade de organização e do esquecimento.
A objetividade também é um comportamento fundamental dos pais: olhe sempre nos olhos da criança ao falar e fale somente o necessário, com clareza, consistência e objetividade. Isso facilita a compreensão das regras.
Uma das dificuldades das crianças com TDAH é a de se organizar em qualquer atividade prolongada e gerenciar o tempo para concluí-las. É papel dos pais ajudar o filho no planejamento antecipado de suas atividades e prepará-lo para qualquer mudança em sua rotina, como mudança de escola, eventos no fim da semana, etc.
Ensine a criança a não interromper as atividades antes de concluí-las, estabelecendo um período não muito prolongado e incluindo alguns momentos de descanso entre uma tarefa e outra.
O hábito de planejar e finalizar as atividades contribuem com a evolução gradativa da criança hiperativa em se organizar e gerenciar seus afazeres sozinha.
A criança com TDAH apresenta maior vulnerabilidade em relação a outras crianças; portanto, é importante sempre elogiar os seus bons comportamentos, assim como ser cuidadoso com as críticas para que estas não prejudiquem sua autoestima.
Reforços positivos como elogios e reconhecimento diante de comportamentos corretos são fatores essenciais que motivam a criança e elevam sua autoestima, fazendo-a enxergar o que há de melhor em si.
Diante de um comportamento ruim, dê um retorno através de críticas construtivas: esclareça qual seria o comportamento apropriado da criança naquele momento, com muita paciência. Cobre esforços e não resultados.
A prática de atividades físicas pode beneficiar muito crianças com TDAH que apresentam agitação psicomotora. Além de ser um hábito prazeroso, é uma forma de gastar um pouco da energia e diminuir a agitação excessiva.
Entretanto, é importante estabelecer regras também nesse quesito: estipular um tempo limite para a prática do exercício físico é importante para manter a disciplina da criança e evitar que ela fique exausta e sem disposição para se dedicar a outras atividades.
Para os pais que não sabem como lidar com o TDAH do filho, é importante ressaltar que o diálogo é sempre o melhor caminho. Procure saber o que a criança está sentindo, suas opiniões, suas dificuldades e do que ela precisa. Conversas, orientações e apoio são fundamentais no seu desenvolvimento social e acadêmico.
Não faça comparações entre crianças com TDAH e outras crianças. Lembre-se: cada criança tem suas facilidades e dificuldades específicas, e a comparação só promove a competição e prejudica sua autoestima.
Paciência e bom humor são características importantes de todos os pais na criação de seus filhos, mas crianças com TDAH requerem ainda mais esses cuidados. É importante que os pais exercitem a compreensão diante de atos impulsivos dos filhos e evitem conflitos.
Lembre-se de não culpar a criança por não conseguir corresponder às expectativas. Seu filho terá dia bons ou ruins, seja compreensivo e não desanime diante dos obstáculos promovidos pelo transtorno. Saiba respeitar.
É importante estimular a independência das crianças com TDAH: os pais devem estar sempre à disposição do filho, mas incentivá-lo a se lembrar das regras e gerenciar seu tempo sozinho.
Tanto crianças com TDAH hiperativas quanto crianças introspectivas apresentam dificuldades em se relacionar e fazer amizades. Entretanto, é através do contato com outras crianças que seu filho aprenderá as regras de sociabilidade e estabelecerá limites para suas atitudes. Por isso, é papel dos pais estimular o contato social da criança e seus laços de amizade.
Algumas crianças com TDAH perdem rapidamente a energia; inclua na rotina de seu filho momentos para recarregar as energias, como um cochilo durante o dia, por exemplo. Isso elevará o bem-estar da criança.
Recomenda-se que o quarto da criança não contenha estímulos exagerados. Isole alguns locais específicos de elementos de decoração: esse cuidado eleva o rendimento da atenção do seu filho.
Se você percebe que precisa de ajuda para lidar com o TDAH do seu filho, marque uma consulta e deixe-nos ajudar.