Atendimento de Adultos com TDAH – Saiba Mais

fibrilacao-atrial-e-avc-causas
Compreenda a Relação entre Fibrilação Atrial e AVC
7 de dezembro de 2018

Hoje, cada vez mais as pessoas têm procurado por clínicas que oferecem atendimento de adultos com TDAH. Isso porque esse distúrbio tem se mostrado cada vez mais comum em pessoas de diversas idades, e não apenas em crianças e adolescentes.

Neste artigo, saiba mais informações sobre os diversos aspectos do tratamento de adultos com o transtorno.

Atendimento de Adultos com TDAH

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade em adultos é um distúrbio do neurodesenvolvimento relativamente comum que, se identificado e tratado, pode abrir as portas para melhores resultados em pacientes de difícil tratamento.

No entanto, a incapacidade de identificar e tratar o TDAH em adultos está associada a resultados negativos. O reconhecimento da importância do TDAH em adultos nos desafia a superar nossa ansiedade sobre esse diagnóstico e a impedir o distanciamento social de pacientes vulneráveis.

Atendimento de Adultos com TDAH – Diagnóstico

No último século, havia a crença de que pacientes adultos com TDAH tinham um diagnóstico duvidoso e provavelmente procuravam estimulantes para fins “acadêmicos”. Os médicos que trabalham neste campo foram vistos com desconfiança. Eles eram considerados clínicos crédulos ou permissivos ou, pior ainda, fornecedores inescrupulosos de estimulantes para os que buscavam drogas.

O diagnóstico do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) não necessita de exames laboratoriais ou de imagem, na maioria dos casos. Contudo, o diagnóstico clínico deve ser completo e realizado pelo médico Neurologista.

Entre os principais sintomas da doença, estão a dificuldade de se concentrar em tarefas diárias, a impulsividade e a hiperatividade. Preconceitos acerca do TDAH no adulto têm sido confrontados pelo reconhecimento de sua presença em ambientes psiquiátricos. Como clínicos que atravessaram essa transição, dispomos da perspectiva de um neurologista clínico no manejo do TDAH em adultos.

Por conta da rotina que muitos indivíduos mantêm, pode ser difícil perceber esses sinais. Logo, é muito importante procurar uma clínica que realize o atendimento de adultos com TDAH.

Atendimento de Adultos com TDAH – Tratamento

O TDAH em adultos responde bem a intervenções farmacológicas e psicoterapêuticas integradas. Sua capacidade de resposta ao tratamento reduz a incapacidade e permite que a comorbidade que está tipicamente presente seja abordada.

O tipo de tratamento para adultos que sofrem de TDAH varia de acordo com cada quadro. Geralmente, utilizamos alguns medicamentos estimulantes de regiões cerebrais específicas. Na maioria dos casos, abordagens de psicoterapia, bem como outros procedimentos, são extremamente eficazes.

Por conta das alterações que o distúrbio causa no humor, os antidepressivos são bastante indicados para evitar a depressão e regularizar as mudanças de humor. Outros tratamentos podem ser indicados, tais como:

Grupo de Apoio

O paciente pode optar por um grupo presencial ou virtual, onde irá trocar suas experiências em relação ao distúrbio, e entrará em contato com outras pessoas que também sofram do mesmo problema.

Terapia Cognitivo-Comportamental

Geralmente é indicada para pessoas que apresentam algum comportamento compulsivo. É baseado no incentivo a respostas emocionais e na eliminação de pensamentos negativos para eliminar hábitos nocivos.

Terapia Cognitiva

Funciona de maneira parecida com a modalidade anterior, mas o foco principal é a substituição dos pensamentos negativos e confusos – comuns em pessoas que sofrem de TDAH – por ideias mais precisas e positivas.

Psicoeducação

O paciente é apresentado a noções sobre a saúde mental, que tem como objetivo dar mais autonomia a ele e ensiná-lo a lidar melhor com a sua condição.

Psicanálise

Funciona de maneira parecida com a terapia em grupo, mas, nesse caso, o especialista atende a um único paciente, em um ambiente seguro e por meio de sessões.

É importante que um neurologista especialista em atendimento de adultos com TDAH  indique qual o melhor método para o paciente, de acordo com suas características clínicas e particularidades emocionais.

Atendimento de Adultos com TDAH – Porque Procurar Tratamento

As consequências potenciais do TDAH não tratado foram demonstradas em muitos estudos recentes, alguns examinando o desfecho de longo prazo do TDAH na infância e outros examinando exclusivamente o TDAH em adultos.

Entre estas principais consequências, estão: comprometimento da qualidade de vida; relacionamentos prejudicados; empregabilidade reduzida; vulnerabilidade ao vício; vulnerabilidade à depressão e ansiedade; segurança de condução de veículos prejudicada; morte prematura por acidentes; suicídio.

Atendimento de Adultos com TDAH – Neurologista em Moema

O Neurologista Dr. Daniel Silva de Azevedo está à sua disposição para atendimento de adultos com TDAH.

O especialista é formado pela Universidade Estadual de Montes Claros, e fez sua residência em Neurologia na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, além de possuir vasta experiência em TDAH.

Não deixe de procurar ajuda médica para tratar e aprender a lidar com o TDAH na vida adulta. Adultos com o transtorno que seguem adequadamente o tratamento são mais propensos a utilizar suas características a seu favor.

Artigo publicado em: 06/11/2017.

Artigo atualizado em: 14/12/2018.

Atendimento de Adultos com TDAH – Saiba Mais
4.9 (98.78%) 115 votos
Dr Daniel Azevedo

Dr Daniel Azevedo

Neurologista membro titular da Academia Brasileira de Neurologia e pós-graduando do Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina Universidade de São Paulo, no Laboratório de Neurossonologia do Hospital das Clínicas. Possui título de especialista em neurossonologia concedido pela World Federation of Neurology e pela Academia Brasileira de Neurologia. Atua principalmente nos seguintes temas: doenças cerebrovasculares, hemodinâmica encefálica e neurointensivismo
Dr Daniel Azevedo

Últimos posts por Dr Daniel Azevedo (exibir todos)